domingo, 26 de fevereiro de 2017

Orleans e as esculturas de Zé Diabo

          Durante o período de férias, em janeiro deste ano de 2017, resolvemos visitar a cidade de Orleans, no sul do estado catarinense.
          Situada no pé da Serra do Rio do Rastro, passando antes por Tubarão, Termas de Gravatal, Braço do Norte e São Ludgero, Orleans tem, para nós, como atrativo - além da cultura de colonização italiana - as esculturas em alto relevo, executadas pelo artista Zé Diabo, em um paredão de rocha situado bem próximo ao centro da cidade.
          As cenas bíblicas representadas por José Fernandes (Zé Diabo) cobrem cerca de 200 metros de área esculpida e foram executadas entre 1980 e 1988. Este escultor natural de Orleans, nascido em 1930 e que também era pedreiro, deixou obras espalhadas em diversas igrejas e capelas da região.
          O que nos entristeceu bastante foi a falta de manutenção, limpeza e conservação, tanto da obra artística quanto da via de acesso, tomadas por mato, musgo e outras inconveniências. É um local bonito, à beira-rio, mas que, do jeito em que se encontra só pode ser visitado durante o dia.
          No mais, a região é linda. o povo é simpático, as estradas são boas, asfaltadas e sem buracos.
          Outro local que merece ser visitado, passando pela área central da cidade, é o Museu ao Ar Livre, situado na Rodovia SC446 (que por falta de tempo deixamos para outra ocasião). Este é um museu colonial estabelecido em área de 20.000 m2, arborizada e com espaços para lazer familiar.
          Na volta, lá em Braço do Norte, nessa época do ano, nada melhor que comprar, em uma banca de beira de estrada, dois ou três deliciosos melões, nativos da região, para saborear em casa!  
           
A rua de acesso 

O paredão 

Uma das cenas eculpidas

4 comentários:

  1. Oi meu filho querido, gostei muito da tua postagem.
    Beijosssss.

    ResponderExcluir
  2. É um sonho meu conhecer esta obra do Zé Diabo! Eu assisti na TV UFSC a um documentário fantástico sobre o artista e sua obra, a arte sacra que ele fez para tentar "autopatrocinar" seu maior sonho, o entalhe nas rochas! Que bom que vocês tiveram este privilégio de visitar o local enquanto ainda está lá...

    ResponderExcluir
  3. A obra permanecerá. Só é preciso um pouquinho de boa vontade daqueles que se dizem responsáveis e que levam verba para pouco fazer. Retratos deste nosso Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir