sábado, 24 de setembro de 2016

Antônio Prado - RS

A cidade mais italiana do Brasil


         Durante a Semana Farroupilha, nos dias 17, 18 e 19 deste mês de setembro, estivemos visitando a cidade de Antônio Prado, no vizinho estado do Rio Grande do Sul.
          Desta vez não fizemos nenhuma pesquisa sobre o que encontrar na cidade, sabendo apenas que tinha importância histórica relevante.
          Hospedamo-nos no Hotel Piemonte, defronte à praça principal e, para nossa surpresa inicial, soubemos que na dita praça, além das festividades em homenagem à Semana Farroupilha - é sabido que o povo gaúcho preza muito as suas tradições históricas e culturais - estava ocorrendo a 15ª Feira do Livro de Antônio Prado. Para um escritor não há nada melhor que uma Feira do Livro e, neste caso, tivemos a satisfação de ali conhecer um Acadêmico, membro da Academia Riograndense de Letras, o Sr. Franklin Cunha que gentilmente fez-nos doação (autografada) de exemplar da obra de sua autoria "Uma Arquiduquesa Imperial entre nós" - Editora Pradense - Porto Alegre-2013, à qual retribuímos com um exemplar de "Medos e Absurdos" - Editora Tribo da Ilha - Florianópolis-2016.
          No dia seguinte, um domingo, fomos descobrir Antônio Prado. Plantada entre morros e colinas, à meia distância entre Vacaria e Caxias do Sul é uma cidade surpreendente. Com seu conjunto arquitetônico de 48 construções - a grande maioria de madeira com dois pavimentos mais um sótão - tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional) e muito bem conservadas, faz-nos transportar para o início do século XX. Para se ter uma ideia, o antigo Hotel dos Viajantes foi construído em 1900, portanto tendo hoje 116 anos de idade.
          A Igreja Matriz é um espetáculo à parte, com seu estilo espanhol do século XVII que encontramos na região dos Sete Povos das Missões, no oeste do estado gaúcho.
          Circular pela cidade - a pé e sem destino - fazer um lanche na Lanchonete Nordeste (do seu Olinto), conversar com D. Pierina, do alto dos seus 93 anos e sua amiga D. Eli Bombana, visitar o Museu Padre Schio, a Associação dos Artesãos ou a gruta no alto do morro, de onde se tem visão panorâmica de Antônio Prado, é algo inesquecível.
          Como diz a amiga Mari, que tão simpaticamente nos recebeu no Hotel Piemonte:
          - Depois que "O Quatrilho" foi filmado aqui em Antônio Prado - em 1995 - a cidade nunca mais foi a mesma!
          Para nós, que só a conhecemos agora, a vontade de retornar a esse lugar incrível começou 2 minutos após cruzarmos o portal de saída.

A Igreja Matriz 

 Casario histórico

  O Portal de Antônio Prado

6 comentários:

  1. Ney, como captas bem a essência dos lugares que visitas. Já fiquei louca de vontade de conhecer Antônio Prado! E o Hotel dos Viajantes... o meu pai deve ter se hospedado por lá...

    ResponderExcluir
  2. Sempre fico feliz quando consigo tocar alguém com meus textos - e as fotos da Vilma, minha fotógrafa oficial - quem sabe podemos organizar uma viagem da ACPCC até Antônio Prado...!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos retratando a essência da cidade. Com certeza um bom passeio pra ACPCC. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir