sábado, 26 de dezembro de 2015

Ibirama

          Nos dias 21 e 22 de novembro de 2015 estivemos visitando Ibirama para participarmos do 2º Encontro de Academias, Escritores e Poetas de Santa Catarina, organizado pela Academia de Letras do Brasil-Seccional Ibirama.
          A esse respeito já discorremos na postagem efetivada neste blog em 28 de novembro passado.
               Como era de nosso interesse, permanecemos por mais um dia na cidade para que, posteriormente, pudéssemos compartilhar um pouco daquilo que vimos.
            Ibirama está localizada a cerca de 200 km de Florianópolis, no Alto Vale do Itajaí, próximo à cidade de Rio do Sul.
          Fundada em 1897, de colonização germânica - hoje incluindo diversas outras ascendências - foi inicialmente chamada de Hamônia, tendo seu nome alterado, em 1934, para Dalbérgia, passando a denominar-se Ibirama em 1943. O termo significa, em linguagem indígena, "terra da fartura".
             Ibirama é uma cidade pequena, pacata, muito limpa e arborizada. É cortada pelo Rio Hercílio que, nesses dias, estava com o nível bastante alto, com águas revoltas, de encher os olhos.
             Construções antigas, preservadas - como a propriedade do Sr. Ademar Scheaffer - o Hospital Hansa Hoehe, imponente, no alto da colina e do outro lado do rio, como a cumprimentá-lo, sobre outra colina, a Igreja Martin Luther, são objetos de deleite.
           A melhor maneira de conhecer o centro da cidade é caminhando. E, já ao final do passeio, cruzando a ponte, bem no meio, descansar nos bancos ali instalados para apreciar a paisagem.

Casa preservada (Propriedade de Ademar Scheaffer)

O Hospital Hansa Hoehe

A Igreja Martin Luther 

Vista do Rio Hercílio

Banco no meio da ponte
          

7 comentários:

  1. Adorei conhecer Ibirama através dos olhos de vocês, queridos amigos Vilma e Ney! E pensar que a cidade foi fundada no mesmo ano em que o livro DRACULA do escritor irlandês Bram Stoker foi publicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa. Eu não fazia a menor ideia. Por isso é bom ter amigas cultas. Um beijo, menina! (fiz uma ilustração para a tua estória, da fadinha...na próxima reunião...)

      Excluir
  2. Lindas fotos e um belo relato sobre a cidade. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos e um belo relato sobre a cidade. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o lugar é bonito, mas o que mostro aqui (como sempre) é apenas um pouquinho para que o visitante tenha mais o que descobrir. Beijo, mocinha!

      Excluir
  4. Adorei a postagem sobre a cidade q conheci de passagem e gostei muito, e as fotos ficaram boas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou. Agora é só fazer uma visita mais demorada prá conhecer melhor a cidade! Beijo.

      Excluir