sábado, 27 de setembro de 2014

Luis Alves - retornando às estradas

          Conhecida como a "Capital da cachaça", situa-se na região do Vale do Itajaí, distando cerca de 130 km de Florianópolis.
          O acesso é feito pela rodovia SC413 a partir da BR470, entre Itajaí e Blumenau. São 40 km de estrada asfaltada, mas com irregularidades que exigem maior atenção, principalmente por parte dos motociclistas. A estrada, na medida em que nos aproximamos de Luis Alves, tem mais curvas, o que torna o passeio ainda mais interessante (todo motociclista adora curvas!).
       A povoação da cidade iniciou-se em 1877 com a chegada de colonos italianos e austríacos e, posteriormente, alemães e portugueses.
           A principal atividade é agrícola e pecuária, destacando-se a plantação de bananas e a produção de cachaça, considerada de excelente qualidade (a Festa Nacional da Cachaça ocorre em julho).
     A cidade fica em meio a exuberante paisagem verde, que se pode apreciar agradavelmente da colina onde se ergue a bela Igreja Matriz, construída entre 1941 e 1952.
           Como curiosidade: Em Luis Alves foi fundada em 1957 a fábrica de camisas Dudalina onde, ainda hoje, a empresa mantém uma unidade fabril, defronte ao casarão construído em 1932 e que foi sede da empresa.

Vista da Igreja Matriz 

 Portal da cidade

 Casarão Dudalina

Cachoeira

Um comentário: