domingo, 7 de fevereiro de 2016

Revisitando Brusque


           No início dos anos 1990, quando a atual - gigantesca - rede de lojas Havan tinha apenas uma unidade em Santa Catarina, justamente em Brusque, a cidade fervilhava.
         Ônibus carregados de turistas-compradores, veículos particulares, pessoas circulando em quantidade absurda, lojistas para abastecer suas empresas, tanto na Havan quanto nas lojas e fábricas de entorno, provedoras de tecidos de malha e outros, aviamentos, calçados, artigos de vestuário, utilidades, tapetes, material escolar, máquinas de costura...
          Quando a rede Havan resolveu instalar lojas em tudo que é canto, o comércio de Brusque começou a encolher. Hoje é apenas uma sombra do que era. Somando-se a crise que vive o país, temos uma situação desastrosa. Brusque precisa urgentemente se reinventar.
          Cidade agradável, povo simpático, sede da Fábrica de Tecidos Renaux S/A, falida (infelizmente) em 2013, situada na região de Blumenau tem, ainda, atrativos suficientes para uma visita. A começar pelo trajeto a partir de São João Batista, por rodovia de serra, cheia de curvas e com belas paisagens. Ideal para uma viagem de motocicleta (como sempre, puxando a sardinha para a minha brasa...).
          A magnífica igreja Matriz São Luís Gonzaga, construída entre 1955 e 1962, projetada por Gottfried Boehm - arquiteto alemão, com sua nave de 26,4 mts de altura, faz-nos sentir diminutos. Não vou falar demais a respeito para que você, caro leitor, possa ir até lá e sentir "in loco" a majestade desse templo.
          Não se pode deixar de visitar também o Parque Zoobotânico de Brusque, que sente os reflexos da crise, precisando - o que já vem sendo feito - de uma boa renovação. Mesmo assim vê-se muitos espécimes animais, árvores e flores por caminhos agradáveis e sombreados.
          O teleférico que liga as duas partes do parque é um excelente divertimento. Com pontos em que as cadeirinhas ficam a 60 metros do solo, causa calafrios, elevando o nível de adrenalina em quem não está acostumado a este tipo de atividade.
          Mas não se preocupe, o equipamento é seguro e bem cuidado, sofrendo manutenção periódica. 

 A Igreja Matriz

 No Parque Zoobotânico

 O teleférico

Na rodovia, liberdade


5 comentários:

  1. Ainda não conheço Brusque. Tenho familiares de uma amiga que moram lá. Deve ser mesmo muito linda. Muito bom ler o teu texto sobre Brusque!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Cione !!! Já conheço a cidade e gosto muito, preciso voltar lá !!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ney, adoro seus relatos, são verdadeiros apanhados culturais. Lembro da Havan em Brusque, vários parentes e conhecidos gostavam de ir as compras, pois era novidade na época. Obrigada pelas dicas de passeios e parabéns pelas informações. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro Ney, adoro seus relatos, são verdadeiros apanhados culturais. Lembro da Havan em Brusque, vários parentes e conhecidos gostavam de ir as compras, pois era novidade na época. Obrigada pelas dicas de passeios e parabéns pelas informações. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ney, parabéns pelo relato, minhas lembranças afloraram. Estive em Brusque nos anos 90, levando minha vó na Renaux, onde ela adquiria tecidos de flanela para fabricar camisas. Minha avó era costureira muito conhecida aqui na região de Alfredo Wagner e Bom Retiro. Foi quando conhecemos a Havan, antes de ela ir p outras cidades. Lembro da enormidade da loja, com tantas variedades. Nunca mais fomos para aquela região. Precisamos viajar um pouco mais por estes lugares encantadores. Abraços

    ResponderExcluir