sábado, 17 de outubro de 2015

São José da Terra Firme

          Já falei, neste blog, sobre tantas cidades, deixando de lado aquela em que resido desde 1979. O motivo para isso é que "eu a conheço", esquecendo-me que, para quem mora em outros lugares, ela é uma cidade turística que merece ser divulgada e visitada.
          Frequentemente, quando me perguntam onde moro, dizem-me que não conhecem a cidade. Falo, então:
          - Você conhece Florianópolis?
          - Sim, é claro!
          - Pois passou por dentro de São José. Vindo do norte, do sul ou do oeste é caminho obrigatório para se chegar à capital...
          - É mesmo? Eu não sabia.
          Pois bem. A cidade de São José é um município limítrofe a Florianópolis, fundada em 1750, estando entre as maiores economias e mais populosas cidades do Estado de Santa Catarina. O centro histórico, com seu casario bem preservado, é digno de apreciação, tornando-se em excelente passeio.
        Também neste mesmo centro histórico, mais precisamente na praça da matriz, realiza-se todo segundo domingo de cada mês (exceto quando a chuva não permite), a Feira da Freguesia, que tem por objetivo divulgar a cidade tornando-a mais atrativa turisticamente.
          A feira, que dura o dia inteiro - no verão se estende até às 10:00 hs da noite - busca mostrar produtos da cultura açoriana, como: Olaria, rendas, artesanatos em tecidos, madeira e outros, gastronomia e apresentações teatrais, de danças diversas, boi-de-mamão, pau-de fita e ainda shows com bandas locais. A organização sempre à cargo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, que faz um ótimo trabalho.
          Nesse dia todos os locais de visita permanecem abertos, com entrada gratuita. Entre eles, temos: A Igreja Matriz, a Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, o Museu Histórico de São José e outros pontos turísticos, inclusive com visitas guiadas.
          Um bom programa de domingo, sem dúvida! 

 Igreja Matriz 

 Museu Histórico de São José

 Teatro Municipal

Feira da Freguesia
(Banca Trabalhando com Arte)

3 comentários:

  1. Oi, que bonito o teu texto elogiando a bela e histórica São José... e sempre é bom lembrar um outro predicado da cidade... de lá tem-se uma vista privilegiada de Florianópolis, eh, eh, eh! Lindas as fotos e a Musa na barraca exibindo seus talentos!!! Abraços para os dois da Ana Esther

    ResponderExcluir
  2. Vindo de você, esse comentário me deixa ainda mais feliz. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, meu filho!!! adorei o teu trabalho, ficou muito bom. E as fotos também ficaram lindas. Gostei muito da foto da barraquinha de vocês. Principalmente da Vilma, ficou bem legal. Beijos ...

    ResponderExcluir