Sempre me entristece saber que alguma obra ou monumento antigo foi demolido, principalmente se aquilo fez parte, em algum momento, da minha vida.
Assim é que em Treze Tílias, cidade de colonização Austríaca, fundada em 1933, na região oeste de Santa Catarina, por Andreas Thaler (Ministro da Agricultura da Áustria), existia o mais antigo hotel da cidade, denominado "Hotel Áustria".
Este hotel, construído em 1948, misto, de madeira e alvenaria, tinha um atrativo todo especial e onde me hospedei, juntamente com minha família, por várias vezes. No hall de entrada, entre outros objetos, havia um piano antigo, um relógio de pêndulo (de coluna), todo o mobiliário em madeira escura e trabalhada.
As escadas e corredores, de madeira, rangiam agradavelmente sob nossos pés, transportando-nos para lugares que jamais visitamos. Tinha-se a sensação de estar em um castelo europeu, daqueles dos filmes. Até mesmo os números nas portas dos apartamentos eram esculpidos em madeira.
Meu apartamento preferido era o último, à esquerda, no terceiro andar. Da sacada, a vista era privilegiada e por volta das 5:00 hs da manhã víamos a passagem dos caminhões de leite da empresa Tirol, para mais tarde consumirmos um delicioso café da manhã, preparado por D. Gê, sempre alegre e sorridente, usando roupas típicas da Áustria.
Pois bem, o progresso, guloso, sempre consegue tudo o que quer e o nosso saudoso Hotel Áustria teve de ceder espaço a alguma nova construção, moderna e sem calor humano, que terá de fazer uma nova história e no futuro sucumbir ao maldito, ou bendito progresso.
O fato é que com a demolição do hotel perdeu-se muito da história desta bela cidade, com sua arquitetura única em nosso estado, berço de entalhadores em madeira (escultores) e paisagem soberba.
Só nos resta relembrar - e compartilhar - através de textos e fotografias, os fatos que aos poucos vão sumindo de nossa memória.
O Hotel Áustria
A praça central
Vista a partir do hotel
Nenhum comentário:
Postar um comentário