sábado, 24 de janeiro de 2015

Oportunistas


          Tenho ouvido críticas ao ex- Presidente Fernando Henrique Cardoso, chamando-o, no sentido pejorativo, de oportunista.
          Mas o que vem a ser um oportunista? Alguém que se aproveita de uma oportunidade (oportuno, conforme o dicionário Aurélio: "que vem a tempo, a propósito, apropriado"), para se beneficiar, levar algum tipo de vantagem, ter algum retorno, de qualquer natureza.
          Existe um provérbio chinês que diz:
          "A oportunidade é um deus com cabelos só na frente, se não a segurarmos quando vem, nos escapa".
        A propósito disso, lembrei-me de um fato ocorrido em 1985, se não me falha a memória. Ao fazer um "trevo" com meu Fiat 147/ 1978, fui abalroado por outro veículo. Tempos depois vim a saber que o motorista saiu do acostamento e, sem olhar para a frente, me atingiu. O prejuízo (apenas material) foi razoável. Considerando-me culpado, paguei as despesas do outro carro e, precisando fazer os consertos do meu, resolvi vender minha motocicleta (uma Honda ML 125/ 1982). Após a recuperação do meu Fiat, sobrou algum dinheiro, insuficiente para adquirir outra motocicleta em bom estado. Então surgiu a oportunidade, na forma de um leilão de imóveis. Ofereci todo o valor que me restava, arrematando um terreno que, tempos após, foi vendido e se multiplicou, por conta de outros negócios.
         Em consequência de um acidente de trânsito, um eu "oportunista" conseguiu não só recuperar o prejuízo, como também, ter lucro.
          Então, meus amigos, sejamos todos oportunistas, sem prejudicar ao próximo, sendo justos e corretos. Aproveitemos as oportunidades que nos são oferecidas para crescer, para edificar, produzir algo de bom.
          E lembremos sempre que a oportunidade não tem um único fio de cabelo nas costas. É lisinha da silva!

 O Fiat 147, já recuperado

A ML, vendida para custear os prejuízos

Um comentário:

  1. Coisa mais linda do mundo meu filho. Amei a tua estória. Passou um pouco de trabalho, mas não foi para o buraco por isso. Ser honesto é a melhor coisa do mundo. Eu sempre digo e repito, não devo nada para ninguém, só tenho para receber, mesmo assim não nos falta nada. Beijos. A mãe ama vocês. (Que Deus dê sempre em dobro para vocês)...

    ResponderExcluir