Próximo à capital catarinense - Florianópolis - existem lugares incríveis para se conhecer. Já falei sobre alguns deles anteriormente: Anitápolis, Taquaras, Enseada do Brito, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, entre outros.
Estive, recentemente, visitando a cidade de Angelina, situada sobre a Serra da Boa Vista, cerca de 70 km de Florianópolis.
As boas surpresas começam assim que se inicia o último trecho, de aproximadamente 15 km, entre Rancho Queimado e a sede do município. A paisagem se modifica rapidamente permitindo-nos apreciar a vista de cima para baixo. (talvez porque a rodovia seja em pista simples e com poucos "recortes"). A gente se sente parte integrante de tudo o que está ao redor.
Faltando ainda 5 km para o destino final, junto da rodovia - à nossa direita - encontramos uma belíssima cascata dotada de mirante e que nos permite chegar, por sobre as pedras, até as águas revoltas. Imperdível!
Já na sede, atrás da Igreja Matriz, uma trilha pavimentada dá acesso à Gruta Nossa Senhora de Angelina, no alto do morro. Essa gruta foi inaugurada em 15 de agosto de 1907. É um passeio bonito e muito concorrido.
De volta ao nível da Igreja, após um lanche para repor as energias, pode-se circular pela praça central, visitar o belo templo e, seguindo em frente, conhecer o Colégio das Irmãs Franciscanas de São José. A construção é aberta ao público e serve também como hotel e restaurante, onde a maioria do que é servido tem produção das próprias freiras.
Para quem quiser se aventurar mais longe, há inúmeros caminhos e locais totalmente bucólicos para serem vistos e apreciados.
Uma paisagem bucólica
A cascata
O Colégio das Irmãs Franciscanas de São José