No livro "Alicerces da Memória - 60 bens tombados pelo Estado de Santa Catarina", publicado em 2003, um dos monumentos é a Casa Krüger, localizada no trevo de Pirabeiraba, em Joinville.
Este foi o destino escolhido para o último domingo de agosto de 2015.
Saímos cedo em direção ao norte do estado, percorrendo a nossa já tão conhecida BR-101. O trânsito estava bem tranquilo e o dia maravilhoso para um passeio como este, com céu claro, sol e pouco vento.
Na altura de Penha/ Barra Velha encontramos dezenas de ciclistas que se dirigiam, pelo acostamento, na direção norte. Turismo de pedaladas, muitas pedaladas...
Após um gostoso almoço em restaurante à beira da estrada, seguimos para a visita turística.
A casa em questão é imponente e bela, exibindo, no andar térreo, uma varanda com dez arcos na frente e em uma das laterais. Segundo informações, durante as enchentes de 1995 a água chegou a encobrir as esquadrias do pavimento inferior sem, contudo, causar maiores estragos.
Parte do casarão foi construído em 1895, na técnica do enxaimel e o restante concluído em 1925. Os assoalhos são de madeira, bem como algumas das paredes divisórias, no pavimento superior.
Nota-se a necessidade urgente de manutenção e recuperação de alguns detalhes como a sacada com grade de ferro, no andar de cima.
Ainda, no terreno, há um galpão onde o grupo "Mania de Kriar" atende todos os domingos, expondo e vendendo produtos artesanais em tecido, bordados e produtos coloniais.
Após uma visita à família Moser - minha tia Odete e alguns primos - empreendemos retorno, chegando em nossa cidade (São José) já à noite. Horário de trânsito pesado.
Agora é só preparar novo Passeio!
A Casa Krüger
Uma vista do jardim
Estou feliz!
Na varanda